Caderno do Aluno
Ensino Médio 3º Série
Português


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4 - Depende da profissão, há algumas que você tem que ser mais formal, mas há profissões que não necessita muito dessa formalidade, pode ser mais solto, mas sem perder a educação.

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1 - Não, pois podemos falar coisas que pode magoar a outra pessoa.
2 - Sim, pois a pessoa pode entender alguma coisa errada e acabar se ofendendo.
3 - Sim, através de fofocas.
5 - Não, pois não adianta ser bom em gramática e não ser bom em outras coisas, como falar com um patrão, atender um cliente.
6 - O uso da língua portuguesa tem que se adaptar ao tipo de ocasião que estamos.

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2 - Para diferenciar, elas têm o mesmo som, mas a grafia e o significado diferente.

3 - Todo substantivo feminino derivado de adjetivo terminado com o fonema EZA, escreve-se com Z.

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3- São palavras derivadas de adjetivos.

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2 - Para podermos diferencias uma das outras, pois são palavras iguais com significados diferentes.
3 - Todo substantivo feminino derivado de adjetivo terminado com o fonema (EZA) escreve se com Z.

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a) paJé, enriJecer, viaJar, laranJal, viaGem, vestíGio, granJa, paJem, finGir, despeJar, ferruGem, ultraJe, coraGem, reGer, canJica, laJe, traJe, réloGio, refúGio.

b) cremoSo, portuguêSa, pobreZa, limpideZ, burguêS, realiZar, analiSar, marquêS, aviSar, cinZeiro, cafeZal, organiZar, vaidoSo, camponeSa, tromboSe, cauSa, coiSa.

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2 - A etimologia (estuda a história da palavra) explica essas palavras sofreram alteração na escrita e na pronuncia do latim até os dias de hoje.
3 - Palavras terminadas com -eza e vêm de adjetivos abstratos (belo, triste...) são escritas com Z

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4 - Por que o verbo tem que ser escrito no singular

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3-
Seu Raimundo:
Tudo bem? Depois que fechei a loja, promovi uma reunião com os funcionários. A equipe de atendentes não estava motivada. Eu dei sugestões e orientações de como atender bem os clientes. Pelo menos um terço da equipe estava mal preparada.
-Primeiro, quero sempre um sorriso no rosto do atendente.
-Segundo, quero sempre que se use "obrigado" e "por favor".
-Terceiro, quero sempre boa educação.
-Quarto, alguns clientes podem ser mal-educados, mas precisamos atendê-los com educação.

Está de acordo?

Atenciosamente, Zeca.

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3 -
Senhor Raimundo,
- Tudo bem? No fechamento da lanchonete, promovi uma reunião com os funcionários. A equipe dos atendentes não estava motivada. Eu dei sugestões e orientações como atender bem os bons clientes. Pelo menos um terço da equipe estava mal preparada:
-Primeiro, é importante ter um sorriso no rosto do atendente.
-Segundo, é importante que se use "obrigado" e "por favor".
-Terceiro,é importante ter boa educação.
-Quarto,cliente às vezes não têm educação,mas nós não precisamos ser mal educados.
Gostou?Então tá chefe! O senhor é legal!
Zeca.

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5 - Sobre os projetos que é a vida

6 -
II. Henrique, com seu irmão, liderou o jogo.

7 -
I. A felicidade e calma enchia a casa
a) A ausência do artigo e o verbo no singular

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O vocativo é um (termo) desligado da estrutura de uma (oração), pois ele vem (separado) por vírgula de resto do enunciado. Há casos em que o vocativo aparece após dois-pontos[:]ou acompanhada de pontos de exclamação.Sua função é mostrar a quem o (enunciador) se (dirige), mostrando,na oração ,o nome,apelido ou uma característica do (interlocutor).

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5 - A ênfase recai sobre ''a vida'' é porque o verbo está no singular.

6 - A segunda frase, porque a expressão '' com seu irmão'' está entre vírgulas e o verbo no singular concordando com Henrique.

7 –
a) Na primeira frase, a ausência do artigo definido junto à ''calma'' e o verbo no singular propõem que os dois termos sejam sinônimos.

b) A função do artigo definido é particularizar o substantivo. Desse modo, para que eles tenham um sentido comum é necessário o uso do artigo e verbo no plural.

Lição de casa
2. A etimologia (estuda a história da palavra) explica essas palavras sofreram alteração na escrita e na pronuncia do latim até os dias de hoje.
3. Palavras terminadas com -eza e vêm de adjetivos abstratos (belo,triste...) são escritas com Z

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2 - Seu Raimundo, veio, Chefia.

3 - Ow: para chamar pessoas
Amor: namorado (a)
Tiozinho: chamar senhores de idade
Truta: Para chamar um amigo (a)

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3 - Coroa: conversa informal geralmente com os mais velhos.
Jaó: usado na escola para se referir a um colega.
Tá ligado: Maneira de perguntar se o colega está prestando atenção.
Tio: Referindo-se a um adulto ou a mais velhos.
Maluco: Aquele que é animado demais, na escola ou trabalho.
Suave: Saber se a pessoa está tranqüila.
De boa: Perguntar se ela está bem.
Belê: Outra maneira de saber se a pessoa está bem.
Tá osso: Quando a situação está difícil.

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Dona Samantha
Oi tudo bem? Estou indo almoçar, já são 12:30.
Vou voltar 14:30, chegou dois recados muito importante para você.
Primeiro: o senhor Euclides ligou e pediu para você adiar a viagem dele para Goiânia.
Porque a mulher dele está doente e ele decidiu adiar a viagem para ficar com ela.
Segundo: a sua mãe ligou e pediu para você ligar para ela, até as 14:00hs.

O amor e a paz esteja com você!
Obrigada: Rita.

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Lição de Casa
1 –
Dona Samantha:
Tudo bem? Sai pra almoçar, ao 12:30hs [meio dia e meio]
e volto as 14:30hs [duas e meia].
Tenho dois recados urgentes pra você:
- Primeiro, o Sr. Euclides ligou e pediu para você cancelar
a passagem dele para Goiânia, o motivo é a mulher dele
que está doente, e ele decidiu não ir, mas.
- Segundo, a sua mãe disse que é pra você ligar para ela,
mas até as 14:00hs [duas].

Tenha uma boa tarde.
Grata, Rita.

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Dona Samantha,
Fui almoçar agora meio dia e meia, retornarei as duas e meia. Há dois recados para senhora:
O Sr. Euclides pediu que fosse cancelada sua ida à Goiânia, devido à esposa estar enferma; e sua mãe pediu que ligasse para ela até as duas horas.
Com atenção Rita

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a) Lucia, matou-me Paulo, não chore por mim. Beijos.
b) Lucia matou-me. Paulo,não chore por mim. Beijos.

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1 - ler os textos, confrontar as informações, chegar a uma conclusão.
2 - tecnologia e precariedade

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Alternativa E

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Recapitulação do aprendizado da 2ª série do Ensino Médio: Período composto

1-
(e)
(d)
(a)
(b)
(c)

2-
a) escolha
b) condição
c) Oposição

Sra. Dinorá (não podemos usar apelidos em bilhetes "formais")

Caso alguém me procurar, diga, por favor, que fui almoçar. Se por ventura demorar é porque resolvi passar em um cliente, o senhor Guido, o mesmo que me procurou ontem, mas não pude atendê-lo.
Marinalva

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2 -
a - alternativo
b - condição
c - adversativa

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1- Explicações sobre o início do texto, pois a continuação deve defender as idéias da introdução.

3-
(F)
(V)
(V)
(V)

4-
(B)

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3 -
f
v
v
v

4 -
B

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Lição de casa
[Contextualização]
[Tese]
[A partir de uma situação dramática forte - um amante que atravessa a metrópole em busca da amada, com quem discutiu ao telefone]
[Comparação do argumento 1]
[Argumento 2] / [A viagem de Heitor em busca de Lúcia é mais musical do que geográfica.]
[Não é um filme perfeito, e nem poderia, em se tratando de uma obra de risco.] / [O mesmo vale para o recurso excessivo aos "Flashbacks", que em alguns momentos quase afrouxam a tensão do relato.]
[Conclusão]

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5- contextualização; tese; nova tese; resumo; argumentos; contra-argumentos; resenha; conclusão

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5 - resenha/ contextualização/ tese/ resumo/ argumentos/ contra-argumentos/ exemplos/ conclusão/ nova-tese.

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Lição de Casa
1-
a) O adjetivo "inseparável" remete a idéia de um sentimento que faz parte da essência humana.

b) É inevitável, pois faz parte do instinto do ser humano.

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1 –
a) A lua simboliza a luz e na verdade é o satélite natural da Terra.
b) Um texto romântico que expresse um sentimento.

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1-
(1) Grifar desde 'O conceito de modernidade... Até correntes da Filosofia'.
(2) Grifar desde 'Na literatura... Até heranças do passado.
(3) Grifar desde 'O sentido da palavra... Até Semana de Arte Moderna.
(4) Grifar desde 'no quadro da Literatura... Até Modernismo. E depois grifar desde a visão do poeta... Até Romantismo.
(5) Grifar desde 'quando se volta... Até Terra e Céu.
(6) Grifar o parágrafo todo.
(7) Grifar desde 'a figura do poeta... Até criação literária.
(8) Grifar desde 'Uma das características... Até sentimento ambíguo.

2-
a)
V
F
V
F

b) Porque destaca o papel do poeta como um desajustado em seu mundo, porque percebe-se a não preocupação com a forma métrica, versos, formas fixas, rompendo com uma visão clássica de poesia.

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2

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a)
V
F
V
F

b) Porque Drummond faz uso de elementos que caracterizam os nossos dias, mas que iniciaram o séc. XVI (capitalismo) e fizeram parte do séc. XIX (poeta parnasiano)

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Mario de Andrade
Características: Teve um papel decisivo na implantação do modernismo no Brasil. O que mais impressiona em Mario de Andrade é a capacidade de conciliar em plena euforia da destruição dos primeiros embates modernistas.

Manuel Bandeira
Características: Compõe juntamente com Mario de Andrade, a tríade maior da primeira fase modernista, responsável pela divulgação e pela solidificação do movimento em nosso país.

Oswald de Andrade
Características: Nenhum outro escritor do Modernismo ficou mais conhecido pelo espírito irreverente e combativo do que Oswald de Andrade. Sua atuação intelectual é considerada fundamental na cultura brasileira do início do século. A obra literária de Oswald apresenta exemplarmente as características do Modernismo da primeira fase.

Carlos Drummond de Andrade
Características: proclama a liberdade das palavras, uma libertação do idioma que autoriza modelação poética a margem das convenções usuais. Acentua-se a libertação do ritmo mostrando que não depende de um mito fixo.

Cecília Meireles
Características: Embora vivesse sobre influência do modernismo, apresentava ainda em sua obra, heranças do simbolismo e técnicas do classicismo, gongorismo, romantismo, parnasianismo, realismo e surrealismo; razão pela qual sua poesia é considerada atemporal.

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Manuel Bandeira
Característica: Toda a sua obra foi marcada pela tuberculose

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Tabela:

Parnasianismo (BR)
marco inicial: final do séc. XIX
Termino: inicio do séc. XX

Principais autores: Alberto Oliveira, Manuel bandeira, Olavo Bilac, Raimundo Correa, Vicente de Carvalho.

Principais características do movimento: Uso de linguagem rebuscada e vocabulário culto do romantismo e valorizou o cuidado formado poema
-----------------------------------------------------------------------
Simbolismo

Principais características: Enfatiza o subjetivismo. Despreza a palavra exata a descrição objetiva e explora poder de sugestão da linguagem
-----------------------------------------------------------------------


----------------------------Brasil----------------------------- Portugal------
Marco inicial----------------1993---------------------------------1890--------
--------------------termino-inicio do modernismo--------- inicio do modernismo
----------------------------Brasil------------------------------Portugal------
Principais autores-------Cruz de Souza (SC)-----------------Camilo Pessanha---


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A resposta tem que ser pessoal, vocês tem criar um texto falando sobre o que entenderam da matéria nesse primeiro bimestre, o que acham que tem que ter mais atenção para melhorarem e o que pode ser feito nas aulas para serem mais interessantes e que para todos os alunos participem!

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2 –
a) Desenhos de crianças, como herói, rei, princesa, brinquedos, pião além do nome da música.

b) matinês, juiz, nua, canhões, batalhões, noiva, rock, alemães.

c) Obtêm-se um efeito de romance, amor, faz de conta, mágica, conto de fada.

d) Encontramos algumas marcas próprias do modernismo como rimas, palavras atuais, etc.

e) Não, ser moderno é atual
fashion= sempre estar da moda

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3-
Textos
Verbal
Visual
Seqüência
Informal

4-
a) Barata Fliti
Autor: Fernando Gonsales

b) No segundo
clímax: quando a barata olha estranho
efeito: suspense

c) No último quadrinho

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a) O título é Barata Fliti e o autor é Fernando Gonsales.

b) O clímax está no segundo quadrinho, onde só se foca o rosto do personagem e o pensamento dela, no último quadrinho o suspense acaba, e a surpresa aparece e a dúvida do verdadeiro efeito do veneno de dúcida.

c) No terceiro quadrinho pelo fato de estar com o corpo de Barata e o rosto de uma pessoa, causa uma quebra de expectativa.

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a) Um conteúdo animado de forma que todas as pessoas leiam e entendam

b) Para dar mais empolgação ao texto, mostra o texto de forma animado

c) Desde crianças até os idosos

d) Mostra a produto de forma animada e divertida

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2 – Alternativa C

3 - Representar o natal presente, ou o presente de natal


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