Caderno do Aluno
Ensino Médio 2º Série
Português

Página 3

4.
_(2)
_(1)
_(2)
_(1)


Pág. 3

Discussão Oral

• Não, as vezes parece que passa rápido, as vezes parece que passa devagar, depende do momento que estamos vivendo, se for um periodo bem legal ele parece passar rapido, se for um ruim parece passar devagar, mas o tempo sempre está passando do mesmo jeito.

• Sim, pois as escolhas do passado que formam o nosso presente.

• As vezes elas refletem sobre coisas que elas fizeram, que se arrependeram ou que sentem orgulho do que fizeram.

• Que as escolhas do passado formam o futuro, pois se fazer uma escolha ruim no passado todo o seu futuro pode ser danificado, mas se fizer boas escolhas terá um futuro brilhante.

A brevidade da vida e a identidade do escritor

1) Sim, pois é complicado de compreender as palavras e o sentido de alguns textos.

2) Pesquisando o significado das palavras.

Pág. 4


Discussão Oral

• Depende

• A velhice é só mais uma fase da vida assim como a adolescência. Não penso nada a respeito da morte, pois não sei como ela é.

• Sim, pois velhice e morte estão muito próximos, pois quando se está velho já está bem mais próximo da morte.

Pág. 5

2) B

Discussão oral

Pagina 5

2. b-metáfora

Página 6

3- A) Vida breve
B) A espuma dura pouco
C) Ela some, desaparece

4- No amanhecer surge uma vida que muda de cor a cada anoitecer.

5-
A)Chegar ao fim da vida
B)
*Cabelo grisalho, careca, rugas, olhos pardos.
* Poeta libertino, vagabundo
* Que todos chegaremos á velhice. Acentua o negativismo da frase.

Lição de casa

2- Gonçalves Dias, Gonçalves Magalhães- indianismo
Álvares de Azevedo, Casemiro de Abreu - Mergulho pelo "EU"
Catro Alves, Tobias Barreto – Social


Pág. 6

Lição de casa 

Questão 1

1836
Suspiros Poéticos
Gonçalves Dias
1881
Machado de Assis

Pag 7

principais poetas: principais temas:
Gonçalves dias Exaltação pátria

Alavares de Azevedo Temas mórbidos

Castro Alves Abolicionismo

1-I, III, II, I, II

PAG 7

Estudo da Literatura

( I )
( III ) ( I )
( II ) ( II )

Pagina 7

O romantismo brasileiro proclama a liberdade de criação e de expressão
1- Gonçalves Dias/ Canção do Exílio
2- Álvares de Azevedo/ Lembrança de morrer
3- Castro Alves/ A canção do africano
Estudo de literatura
I
II
III
I
II


PÁGINA 8

2- Sublinhe:
"Isso tem a ver com a proposta pedagógica que o romantismo defendeu ",

"Um novo público leitor: a burguesia",

"Era necessário como que ensinar a ler, ensinar a imaginar o que o escritor estava narrando. Daí se valorizarem muito as descrições detalhadas.",

"Textos literários dessa época se concentravam tanto em desenvolver uma idéia como em ajudar o leitor a interessar-se por ela"

Página 9

1-a) beleza
1-b) dinheiro, riqueza;

Pagina 9

Lição de casa

a- Bonita,morena,cabelão,corpinho da hora e beija super bem!
b- Ser bem vestido,ter moto,morar no bairro dos ricos e divertido!

Pág .10

C) Essas conversas revelam que eles não se importam realmente com o amor, mas sim com a aparência e com o dinheiro. Eles são interesseiros e materialistas.

Página. 10

1- Uma pessoa que diz ter 40 anos é muito mais velha do que uma pessoa de 30 e mais vivida. É que hoje, a indústria cosmética está cada vez se destinando a velhice, com produtos para a idade. Muda, pois atualmente, muitas pessoas de idade nem parecem ter a idade que tem, com boa disposição física e saúde.

2- No text, ser poeta é uma pessoa normal, que vê e sente, como toda pessoa que tem sentimentos.

3- O poeta viveu com tanta inspiração, mas no final restou apenas a morte.

Página 11

Discussão oral

* Góticos
* Leitura de poemas da II geração romântica do romantismo, teatros e etc
* Roupas, linguagem.

Pág 12

1-
POVO - Pastores, Rude, Respeita algumas manifestaçções de arte como a religiosa, limites mesquinhos, Aprecia bisbilhotar

POETA - Bondoso para os angustiados, inteligente, aprecia o isolamento, religioso, horizontes amplos, caráter respeitável

PG 13

2-
O 2º texto é mais fácil de entender, está em ordem direta.
O 1º é mais poético, pois tem ritmo e diversas pausas.

Lição de casa

1- A fronte se me descalvara, e as longas e fundas rugas a sulcavam: Eram as ondas que o vento da velhice me cavaram no mar da vida... Sob espessas sobrancelhas grisalhas lampejavam-me olhos pardos e um espesso bigode me cobria parte dos lábios. Trazia um gibão negro e roto e um manto desbotado, da mesma cor, me caía dos ombros.

2
A) É uma figura de estilo que consiste na comparação de dois termos sem o uso de um conectivo.
B) As flores bebiam a água que o jardineiro jogava.
C) Ele era belo, bonito, lindo.

3 - Ser poeta é passar em palavras tudo o que se sente.

4 - Bilhete, de Mário Quintana, Soneto de fidelidade de Vinícius de Morais, Soneto de Álvares de Azevedo. São poemas Românticos, que marcaram a minha vida de alguma forma.

Pág 14

5- O adjetivo dá características aos substantivos. sem ele, o leitor não compreende o que o autor quis dizer.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

Discussão oral

* Tempo passado
* Com o poema
* Latim
* Sim

PG 15

2- Significado 3, por que a mágoa o deixava triste.

Pág 17

Lição de casa

A letra da música epitáfio, dos Titãs.


Lição de casa 2

1- Sublinhe:
"A magia desempenha um papel fundamental"

"O herói sofre o antagonismo de seres mais fortes que ele, carecendo do auxílio de uma figura que usufrui de algum poder, de natureza extraordinária."

"Magia"

"Auxiliar"

"Personagem principal"

"Desprovida de qualquer poder"

"O leitor pode se identificar com ela"

"A magia nos contos fantásticos: é a forma assumida pela fantasia, de que somos dotados, e que nos ajuda a resolver problemas"

"A fantasia não apenas ajuda a solucionar problemas, ela é superior ao contexto cinzento da rotina e da experiência doméstica"

"No conto fantástico, a imaginação é o limite nunca ultrapassado."

2- Para um conto ser fantástico, é necessário dar asas á imaginação,Ter liberdade de pensamentos e idéias, usar a magia da criação nos personagens. Isso certamente levará o leitor a conhecer novos horizontes fantásticos.

Página. 15

1)a) abrevidade da vida.
b)pensativo, triste, magoado.

2) Provocar, pensar, acarretar, sensação de mal-estar, tristeza.

Página. 16

3) * brevidade da vida
* devido a brevidade a vida não oferece motivos para alegria.

4)a) questiona o fato de não durar muito, então porque existir?

b)instabilidade da vida e do ser humano

c)
Fernando - Gregório
#versos livres - soneto#
conteúdo - conteúdo
brevidade da vida - brevidade da vida
melancolia - melancolia
inconstância – inconstância

4- O pai irá ficar assustado, e falará que poeta não é uma profissão necessária para sustentar uma família

Pág 20


Você aprendeu?

1- Sim, gosto de poesia e literatura com personagens mágicos
2 - Não
3 - Sim
4- Não

Pagina 20

discussão oral

º - ah escravidão de antigamente.
º - que todas as pessoas estão vestidas da mesma forma.
º - era pior pois os escravos sofriam mais
º - quando teve uma rebelião de escravos
º - a dança

Pagina 21

a - educação,saúde,salário.
b-racismo

Pagina 21/22

Lição de casa

a-explicação de algo
b-escolha entre duas coisas
c-uniao de uma ideia a outa
d-contradição ao qq se diz
e-uniao de uma ideia a outra
f-contradição ao qq se diz
g-conclusão de uma ideia
h-escolha entre duas coisas
i-explicação de algo
j-conclusão de uma ideia

LEITURA E ANALISE DE TEXTO ORDEM:

1 ( JA TAVA )
3
5
6
2
8
4
7

PG 24

1- Fala sobre o trabalho escravo e a poesia histórica do século 19

2- Está na 8ª Parte do texto


Pagina 24

3- C
4-Dá uma idéia de conclusão ah algo dito

Pág 25

5-
A)Participaram de diversas organizações trabalhistas
B)nem todos pensem assim
C)sua poesia é atual
D)merece ser estudada nos dias atuais
E)possibilita que nos emocionemos a ponto de viajar.

Lição de casa

A)A professora e o aluno atrasaram
B)O gato é calmo, mas o leão é feroz
C)Paula engordou pois estava grávida
D)Você vai para a Bahia ou Acre.
E)A mulher é sábia, porém não sabe usar a inteligência
F)Depois de 5 anos peguei o diploma, visto que repeti de ano muitas vezes
G)Você e Paulo nem se deram o trabalho de irem ao médico!
H)Os exames estavam sob a análise do médico, portanto vamos aguardar o resultado.

1-
A) Castro Alves
B) Antes; ano que a princesa Isabel assinou a lei Áurea abolindo a escravidão. A parte do texto que comprova é "Parecia estar longe de chegar ao fim e nosso país um dos últimos a aboli-la"

Pág 27

1- Condena o tratamento desumano que os escravos sofriam no trajeto entre África e Brasil.

2-Denuncia dos problemas sociais, cumprindo a importante função pedagógica de melhora da sociedade.

3- A

4- C

6- coloque na frente do fim de cada verso as seguintes letras na ordem:
1ª estrofe:
a
b
c
b
d
d

2ª Estrofe:
e
f
f
e

7 - Eu concordo com o poeta, e acho desumano o tratamento que os escravos receberam. O poeta pede que Deus apague o rastro de crueldade dos navios com tempestades e tufões.

Pág 29

3- B

4- C

Pág 31

* Menarca
* Começo dos cuidados íntimos, prevenir a gravidez e etc.

Complete o texto com essas palavras:
Fera, Fogo, Zebra, Ferida, Solidão, Textura, Pedra, Paixão, alegria e festa.

Pág 32

Lição de casa

1- Roubo

2- Preservar a qualidade do show

3-
A)possa ter filhos
B)vai para a Disney
C)Possa viajar
D)Repetiu a segunda vez o 1º ano
E)Tire mais notas vermelhas

Pág 33

2-
A) Perguntas e respostas breves
B)Opiniões e idéias do entrevistado
C)Africanos

3-
I- C
II- E
III- A
IV- G
V- D
VI- F
VII- B

4- A

Pág 35

5- A)Eles preferem outros gêneros líterários, deixando a poesia de lado
B)Ela diz que ocorre como se fosse uma classificação em um concurso, onde a pessoa se forma á partir do momento que escrve um romance
C)As editoras publicam mais romances
D)Todos os escritores escrevem pensando no leitor, os leitores são como uma inspiração.
6- Castro Alves, por que assim como ele, a poetisa é nacionalista, e defende a poesia feita pelas mulheres angolanas

Lição de casa

1-
A)Concordo, os leitores inspiram os escritores
B)Concordo, o ponto alto da carreira de um escritor é a publicação de uma obra
C)Concordo, muitas pessoas tem preconceitos com a poesia, por que acham mórbida, depressiva ou muito gay.

Pág 38

Discussão oral

*Mulheres que buscam o mesmo direito que os homens têm, e homens que se acham o centro do universo.
*Mulher é uma empregada doméstica
*Através dos séculos a mulher evolui, mas mesmo assim ainda sofre preconceitos.

Letra da música "Ai que saudades da Amélia": http://vagalume.uol.com.br/mario-lago/ai-que-saudades-da-amelia.html

Pág 38

2- Uma mulher submissa ao marido
3- Não os conceitos mudaram, e é uma música EXTREMAMENTE machista. Muitas mulheres iriam se revoltar.

Página 40

1- As duas amam um homem, só que Amélia é submissa, se doa pelo amor e Aurélia não.
2- Copie esse trecho:
"- É um moço muito distinto, respondeu Aurélia sorrindo; vale bem como noivo cem contos de réis; mas eu tenho dinheiro para pagar um marido de maior preço, Lísia; Não me contento com esse."
3 - A
4 - Complete com essas palavras: Gênero, Literatura, narrativo, análise, relações, popular, sociedade.


Pág 41

Lição de casa

1- Tem essas duas músicas:
Ela vai voltar - Charlie Brown Jr.
http://vagalume.uol.com.br/charlie-brown-jr/6-ela-vai-voltar-todos-os-defeitos-de-uma-mulher-perfeita.html
Sonhando - D' Black
http://letras.terra.com.br/dlack/1216426/

2- Tem esses dois aqui:
Adelaide Amaral - Castro Alves
http://www.revista.agulha.nom.br/calves15.html#adelaide
Pálida a luz (ou Soneto) - Alvares de Azevedo
http://www.revista.agulha.nom.br/avz6.html#palidaaluz

O efeito de sentido da palavra nunca

1- C

2- Jamais

3- B

Pág 42

4- A

Uma palavra por outra

1- Uma mulher modelo, cobiçada, perfeita

2- A tia é submissa

3-
A)Autor pela obra
B)continente pelo conteúdo
C)parte por todo
D)autor pela obra
E)Efeito pela causa

4- Ela compara os homens com mercadorias, dá a eles um valor em dinheiro. Ela substitui parte pelo todo, pegando apenas as características do rapaz, como por exemplo, se o homem é sociável, se é intelectual, etc.

Pág 46

1- D

Pág 47

2- C

Você aprendeu?

Complete com:
- Sociedade
- literatura
- Em cada época a personalidade da mulher é descrita de uma maneira diferente. Pode ver, se você pegar dois textos de datas diferentes, uma descrição é diferente da outra!


Comentários