Caderno do Aluno
Ensino Médio 1º Série
Português
Ensino Médio 1º Série
Português
PÁGINA 3
2-A) Porque quase sempre a penitencia são iguais.
B)Foi conversa para se livrar de seus pecados e ser perdoado.
C) Ele fica surpreso com sua penitencia.
D)Pela expressão facial do rosto dele
Página 4
c)Ele ligou as orações q teria q fazer à palavra PENITÊNCIA.
d)Por que ele interrompeu o falante e perguntou quanto teria q rezar.
Discussão Oral:
°entre amigos e parentes.
°de emprego.
°na escola.
1-°Alemanha
PÁGINA 5
3-
a)Um gênero infantil
b) Uma aventura
c)do livro, filmes, revistas,jornais etc..
d) porque ele está encarregado pela escrita
PÁGINA 6
a) a relação é que os dois textos relata sobre o gato..
b)a parti de uma simples dor de cabeça,dai ela vai ate a farmácia compra um remédio, e si encanta ao ver um gatinho na sacola.
Página 7
2. (2)
(5)
(1)
(4)
(3)
(7)
(6)
Página 8
LIÇÃO DE CASA
2-a)Não pelos detalhes apresentados
b)pelo conhecimento sobre internet
PÁGINA . 11
(2)
D
Página 12
amarás - beberemos - partirás
amareis - partireis
- partirão
Página 13
amaria - beberia - partirias
amaríamos -beberíeis - partiriamos
- beberiam
Futuro do Subjuntivo
amares - beber - partir
amarem - beber - partirmos
- beberem - partirdes
2 -
a) eu ira gostar
b) quando terei tempo
c) se tivesse tempo
Página 14 :
3) I - Futuro do Presente do Indicativo -> Indica uma certeza que vai ocorrer .
II - Futuro do Pretérito do Indicativo -> Indica um acontecimento não realizado , mas desejado .
III - Futuro do Subjuntivo -> Indica o desejo de que a ação seja realizada .
Página 16
A. Dois, um dentro e um fora.
B. é representado por uma gaiola com chapéu e uma capa vermelha.
C. parece olharnos como se estivesse esperando algo ou alguém.
D. com a impressão de que ele está cansado que andou bastante resolvendo ás questões emocionais de seus pacientes e esqueceu de si proprio.
E. Por que se resumi a uma questão de terapia.
Página 17.
D) Ficamos com a impressão de liberdade!
E) Pelo fato de haver a gaiola com os pássaros sendo libertos, lembramos da palavra "libertação" e na terapia nos LIBERTAMOS, colocamos para fora tudo o que sentimos.
Página 19
1.enlouqueceu
2.levantando
3.perguntaram
4.caçoava
5.introduzira
6.peguei
7.mascava
8.estava
9.cresceu
10.queixava-se
11.costumava
12.pudesse
13.deixavam
14.punha-se
15.quis
16.fosse
17.gostava
18.esqueceu
19.sentou-se
20.tinha
1 - D
2 - C
Página 21
1 - fala sobre um passarinho
2 - os dois eram oprimidos. tristes, ruivos, etc.
3 - (6º paragrafo do texto ) [...] Voce nao sabe nada mesmo, Pai, nem marca de carro, nem marca de cigarro, nem marca de passarinho, voce nao sabe nada [...]
4 - (10º paragrafo) [...] nao sei mesmo onde estava com a cabeça quando me casei com você, velho. [...]
5 - Sim, pra ele ter sido livre.
PÁGINA 26 E 27
3. "Será que ela tá na cozinha refogando a galinha à cabidela"
4. b)
5. Sugere o barulho do chocalho
PÁGINA 28
2. O barulho do rato roendo e a roupa rasgando
O NÍVEL FONÉTICO DO POEMA
a)
PÁGINA 29
1.
a) Repetição de consoantes
b) Repetição de vogais
c) Palavras que têm o mesmo som
O NÍVEL MORFOSSINTÁTICO DO POEMA
1. II
2. I
O NÍVEL SEMÂNTICO-FIGURATIVO DO POEMA
1.
Figura
a) Antítese - Contradição
b) Metáfora - Comparação
c) Metonímia - Parte de um todo
d) Sinestesia - Mistura de sensações
Definição
(D)
(B)
(A)
(C)
Exemplo
(B)
(C)
(D)
(A)
2.
Fogo; aquece; arde; antítese; visível; oximoro; opostos
PÁGINA 32
d)
PÁGINA 39
d)
2-A) Porque quase sempre a penitencia são iguais.
B)Foi conversa para se livrar de seus pecados e ser perdoado.
C) Ele fica surpreso com sua penitencia.
D)Pela expressão facial do rosto dele
Página 4
c)Ele ligou as orações q teria q fazer à palavra PENITÊNCIA.
d)Por que ele interrompeu o falante e perguntou quanto teria q rezar.
Discussão Oral:
°entre amigos e parentes.
°de emprego.
°na escola.
1-°Alemanha
PÁGINA 5
3-
a)Um gênero infantil
b) Uma aventura
c)do livro, filmes, revistas,jornais etc..
d) porque ele está encarregado pela escrita
PÁGINA 6
a) a relação é que os dois textos relata sobre o gato..
b)a parti de uma simples dor de cabeça,dai ela vai ate a farmácia compra um remédio, e si encanta ao ver um gatinho na sacola.
Página 7
2. (2)
(5)
(1)
(4)
(3)
(7)
(6)
Página 8
LIÇÃO DE CASA
2-a)Não pelos detalhes apresentados
b)pelo conhecimento sobre internet
PÁGINA . 11
(2)
D
Página 12
amarás - beberemos - partirás
amareis - partireis
- partirão
Página 13
amaria - beberia - partirias
amaríamos -beberíeis - partiriamos
- beberiam
Futuro do Subjuntivo
amares - beber - partir
amarem - beber - partirmos
- beberem - partirdes
2 -
a) eu ira gostar
b) quando terei tempo
c) se tivesse tempo
Página 14 :
3) I - Futuro do Presente do Indicativo -> Indica uma certeza que vai ocorrer .
II - Futuro do Pretérito do Indicativo -> Indica um acontecimento não realizado , mas desejado .
III - Futuro do Subjuntivo -> Indica o desejo de que a ação seja realizada .
Página 16
A. Dois, um dentro e um fora.
B. é representado por uma gaiola com chapéu e uma capa vermelha.
C. parece olharnos como se estivesse esperando algo ou alguém.
D. com a impressão de que ele está cansado que andou bastante resolvendo ás questões emocionais de seus pacientes e esqueceu de si proprio.
E. Por que se resumi a uma questão de terapia.
Página 17.
D) Ficamos com a impressão de liberdade!
E) Pelo fato de haver a gaiola com os pássaros sendo libertos, lembramos da palavra "libertação" e na terapia nos LIBERTAMOS, colocamos para fora tudo o que sentimos.
Página 19
1.enlouqueceu
2.levantando
3.perguntaram
4.caçoava
5.introduzira
6.peguei
7.mascava
8.estava
9.cresceu
10.queixava-se
11.costumava
12.pudesse
13.deixavam
14.punha-se
15.quis
16.fosse
17.gostava
18.esqueceu
19.sentou-se
20.tinha
1 - D
2 - C
Página 21
1 - fala sobre um passarinho
2 - os dois eram oprimidos. tristes, ruivos, etc.
3 - (6º paragrafo do texto ) [...] Voce nao sabe nada mesmo, Pai, nem marca de carro, nem marca de cigarro, nem marca de passarinho, voce nao sabe nada [...]
4 - (10º paragrafo) [...] nao sei mesmo onde estava com a cabeça quando me casei com você, velho. [...]
5 - Sim, pra ele ter sido livre.
PÁGINA 26 E 27
3. "Será que ela tá na cozinha refogando a galinha à cabidela"
4. b)
5. Sugere o barulho do chocalho
PÁGINA 28
2. O barulho do rato roendo e a roupa rasgando
O NÍVEL FONÉTICO DO POEMA
a)
PÁGINA 29
1.
a) Repetição de consoantes
b) Repetição de vogais
c) Palavras que têm o mesmo som
O NÍVEL MORFOSSINTÁTICO DO POEMA
1. II
2. I
O NÍVEL SEMÂNTICO-FIGURATIVO DO POEMA
1.
Figura
a) Antítese - Contradição
b) Metáfora - Comparação
c) Metonímia - Parte de um todo
d) Sinestesia - Mistura de sensações
Definição
(D)
(B)
(A)
(C)
Exemplo
(B)
(C)
(D)
(A)
2.
Fogo; aquece; arde; antítese; visível; oximoro; opostos
PÁGINA 32
d)
PÁGINA 39
d)
Comentários